Quer ser Altruísta? Existem dois lados do altruísmo, qual é o seu? Descubra…

04/08/2016

 

Podemos realizar o altruísmo em pequenas atitudes diárias. Exercitar esta virtude é importante para construir conquistas pessoais importantes, conquistas que abrirão portas para suas perspectivas em relação ao trabalho, em relação ao seu propósito de vida, reduzindo e até eliminando as expectativas em relação ao outro.

Altruísmo, é benéfico para sua vida porque lhe ensina driblar as situações diárias como aprendizado constante , geram valores para seus projetos pessoais e profissionais, sentido para cada tarefa que realiza.

 

Seu dia a dia lhe apresenta oportunidades para nutrir o doar algo para alguém, vá em frente, inicie pelo seu trabalho,  serviço que entrega ao seu cliente , ofereça o seu melhor em cada tarefa que executa, realize tudo que faz com dedicação.

Oferecer seu tempo para explicar algo para alguém que lhe solicita. Escutar ao invés de falar.....

 

Iniciar com um pensamento de oferecer algo para alguém é uma intenção positiva e inserir atitudes, em nossas realizações diárias para ajudar o outro é exercitar a vontade e o querer em mudar o que não gostamos e vemos no mundo , uma escolha saudável para todos.

 

Quando se propõe a fazer algo mais intenso e que requer sua boa vontade, seu tempo extra trabalho, extra família, extra social, é preciso se perguntar:

   

Porque estou realizando tais compromissos?

 

PERIGO , O Altruísmo que exerce é realmente uma virtude ou um Interesse?

 

Existem pessoas que querem utilizar suas doações de tempo, dinheiro, status(poder), para mostrarem aos outros que são pessoas boas , que praticam o bem para o próximo, mas não sentem de verdade esse sentimento , porque as aparências que são importantes e não a virtude altruísta praticada no amor com o outro.

 

Ao se tornar disponível para alguém, é preciso fazer o seu melhor, ir até o fim do que se propôs a fazer.

 

Pessoas que doam , e querem apenas jogar algo 'guela abaixo' em alguém, estão sendo egoístas, porque se importam somente com a imagem que terão perante aos outros, o que irão espalhar e contar  “Eu fiz isso para fulano”   "Eu fiz aquilo para ciclano” e não se importam em perguntar,  acompanhar suas doações ao outro.

 

Querer saber se o que doou ao outro foi bom ou não para esta pessoa, é um passo importante de humildade e aceitação.

 

Não basta ser altruísta, precisa ter TEMPO

 

Ter tempo de retornar ao outro, não somente quando você pode e sim quando o outro necessita.

 

Perceber que quem doa algo , ganha inúmeros outros benefícios para si mesmo. 

 

Mas existe também o outro lado do Altruísmo...

 

Escolher ser altruísta é preciso se manter atento para canalizar sua energia para algo construtivo para todos os envolvidos.

 

Pessoas que querem apenas receber , não querem fazer sua parte , existem muitas….  e isso gera em quem doa, desânimo,  pensamentos ruins começam emergir " o mundo é assim mesmo" ; "não existem pessoas do bem"; "não existe solução para a humanidade"

 

É exatamente neste momento que precisa refletir e se perguntar: Para quem disponibilizou seu tempo? Sua energia? Sua boa vontade?

 

Para realizar o altruísmo é preciso ser sábio e saber para quem oferecer ajuda, assim poupa desilusões. Precisa ir oferecendo aos poucos e recebendo retorno em cada ato, em cada atitude.

 

Perceba e sinta se a pessoa tem boa vontade, interesse. Verifique se a pessoa se empenha com a ajuda que ofereceu, se reagiu para fazer sua parte, tendo novas atitudes, novas ações  para conquistar o que precisa. Quem recebe algo precisa se esforçar e se dedicar para sair do vitimismo e conseguir enxergar oportunidades e possibilidades em seu dia a dia.

 

Você que doou algo, JAMAIS pode ser muleta de ninguém e sim um mestre (instrumento) que estendeu a mão em momentos muito difíceis.

 

 OPA!!!

Percebeu e sentiu essa força de vontade nas pessoas para vencer os obstáculos do dia a dia, ESTÁ no caminho certo para continuar sendo altruísta. Se a pessoa apenas quer receber e todas as vezes que lhe vê ,quer mais e mais, sempre se faz de vítima, triste, injustiçada pela vida.

 

Pule fora imediatamente!!!

 

Pessoas com comportamentos assim apenas querem sugar tudo que tiver de positivo para oferecer, mas não querem mover uma palha para alterar a atua situação que vive.

 

Fazer o bem e receber são as melhores trocas . E assim conseguimos sempre estar com pessoas que estão conectadas com os mesmos objetivos, acrescentando muito para sua vida e de todos os envolvidos.

 

É isso aí galerinha do bem, vamos ser altruístas, mas com sabedoria, para manter o pique, a energia e a crença no outro,  sempre agindo e pensando  no positivo para todos!!!

Abraço e até o próximo post

 

Conheça o projeto Iluminando Crianças | Mentoria on-line que preparei com muito carinho aos pais que necessitam de um direcionamento para os comportamentos indesejados de suas crianças, acesse raquelguiote.com/iluminando-criancas-mentoria

 

Eu limpo em mim as memórias que compartilho com cada pessoa que venha a ler este artigo.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

 

Raquel Guiote Ribeiro
Facilitadora Harmonia Familiar Coach Infantil
www.raquelguiote.com
Objetivo : Despertar Autoconhecimento | Valores nas crianças para serem felizes hoje e se tornarem adultos conscientes e responsáveis pelas suas Ações, Pensamentos, Atitudes e Comportamentos;
Pais aprendendo realizar boas perguntas para gerar nas crianças reflexões  e estimular o desenvolvimento de novas ações e atitudes pensadas e expressadas pela própria criança.
raquelguiote@gmail.com
WhatsApp(11) 98833-3215
Facebook - facebook.com/raquelguioteribeirocoachinfantil/
LinkedIn -  linkedin.com/in/wwwraquelguiotecom/

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCwApCyJ7LqZ2EoVYiY4HcnA

 

A PAZ DO EU
A Paz esteja contigo
Toda a Minha Paz
A Paz que é EU
A Paz que é EU SOU
A Paz para todo o tempo, agora, eternamente e até além
Minha Paz EU lhe dou
Minha Paz EU deixo contigo
Não a Paz do mundo
Mas apenas a Minha Paz
A Paz do EU

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Quer ser Altruísta? Existem dois lados do altruísmo, qual é o seu? Descubra…

04/08/2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

03/07/2020

03/06/2020

07/12/2018

Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page

 

Raquel Guiote Ribeiro

Traz Informação para Acontecer Transformação

raquelguiote@gmail.com

WhatsApp - (11) 98833-3215

Rua Marquês de Abrantes, 504 sala 11 | Chácara Tatuapé 

Rua Aracê, 303 – Vila Formosa

São Paulo - SP 

 

  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page