BIRRA INTENCIONAL - Parte 2

 

Existem dois tipos de Birra:

 

1- INTENCIONAL Que é endereçada a uma pessoa específica – o PAI ou a MÃE ou o PROFESSOR ou AVÓS ou os CUIDADORES – pessoa essa que negou ou poderia negar objetivo a ser obtido. E Adultos que não suportam a pressão psicológica e às vezes a pressão social das pessoas a sua volta, sejam pessoas estranhas ou da família, acabam cedendo. Ao cederem reforçam positivamente a birra, e assim a criança aprende que consegue o que desejar se fizer uma cena.

 

Adultos desse tipo transformam-se em reféns do pequeno tirano e suas vidas se transformam num verdadeiro estresse. E ficam transtornados sendo incapazes de tirar a criança desse padrão, se aprisionando num looping: quanto mais cedem, mais birra acontece, quanto mais birra mais ansiedade do adulto que estimula mais birra. Quando o que queriam era dar fim a birra. Esse comportamento sendo reforçado aumenta a frequência, intensidade e prolongam por muitos anos a resposta inoperante e inadequada de birra, em alguns casos constituindo-se adultos birrentos e intempestivos.

 

O QUE FAZER DIANTE DE BIRRA TIPO INTENCIONAL?

 

- Pais que dão o exemplo, mantendo-se calmos em situações de estresse próprio e em situações de birra das crianças tem mais chance de ajudar na mudança do comportamento de birra de seus filhos, o mesmo pode ser dito do professor. Descobrir o que está acontecendo com a criança é fundamental, a birra frente a um determinado fato pode estar encobrindo outras insatisfações infantis em nada ligadas aquele objeto a ser comprado ou a ida a casa do amigo naquela hora. Normalmente está mais ligado a qualidade de tempo com os pais e ao pouco tempo de brincadeira, isso quando já tiverem sido descartadas as questões de ordem fisiológicas: sono, fome, sede.

 

- Levar para um local reservado, onde o adulto não precise ser alvo das críticas e julgamentos alheios de forma calma e tranquila. Sem machucar a criança ou falar em voz mais alta.  

 

- Entender que birra é manifestação de frustração da criança e que essa pode ser uma ótima oportunidade de aprendizado de como ela poderá encontrar outras formas mais inteligentes de lidar com as negativas e impossibilidades do ambiente.

 

- Entender que se a criança está jogando, não será topando ficar no jogo que auxiliará a mudança de atitude da criança. Então decidir se vai querer entrar nesse jogo sem saber onde vai parar ou simplesmente ignorar. E AÍ ENTRA A MÁXIMA: Sem plateia não há show!

 

A questão básica no que diz respeito a negação é que o adulto precisa ter claro o motivo da negativa para que seja capaz de ter argumentos (até para si mesmo) que sustente seu posicionamento, que realmente haja um motivo plausível ou um sentido lógico ou um significado importante para o bem da criança ou do ambiente para que tenha havido aquele determinado posicionamento de negar o que a criança desejava.

 

Coach Infantil proporciona treinos a criança e aos pais sobre:

 

- Como a criança manter-se calma em situação de frustração e os pais manterem-se calmos diante da manifestação ruidosa da criança; 

 

- Como se comunicarem assertivamente (com posicionamento pessoal e ao mesmo tempo com respeito ao outro);

 

- Como os pais e a criança podem ter ações congruentes aos seus sentimentos e ao mesmo tempo conseguir empatizar as outras pessoas a sua volta;

 

- Como as crianças e os pais podem negociar e encontrar soluções boas para a própria criança e para os pais ao mesmo tempo.

 

O Coach Informal para os pais somente são úteis para crianças à partir de 2 anos de idade, até o final da Infância, na adolescência e na juventude.

 

Coach Formal trabalha com a criança à partir dos 7 anos de idade até os 13 anos de idade, onde ocorrem sessões com a família toda, somente com os pais e somente com as crianças, quer conhecer melhor a estrutura das sessões clique neste link a seguir http://www.raquelguiote.com/coach-infantil

 

Entrem em contato comigo através do WhatsApp para agendar a primeira sessão com a família e compreender o método.

 

Quer saber mais sobre o comportamento Birra segue o link:

http://www.raquelguiote.com/single-post/2018/05/18/BIRRA-IMPREVIS%C3%8DVEL-Parte-3

 

Conheça o projeto Iluminando Crianças | Mentoria on-line que preparei com muito carinho aos pais que necessitam de um direcionamento para os comportamentos indesejados de suas crianças, acesse raquelguiote.com/iluminando-criancas-mentoria

 

Eu limpo em mim as memórias que compartilho com cada pessoa que venha a ler este artigo.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

 

Raquel Guiote Ribeiro
Facilitadora Harmonia Familiar Coach Infantil
www.raquelguiote.com
Objetivo : Despertar Autoconhecimento | Valores nas crianças para serem felizes hoje e se tornarem adultos conscientes e responsáveis pelas suas Ações, Pensamentos, Atitudes e Comportamentos;
Pais aprendendo realizar boas perguntas para gerar nas crianças reflexões  e estimular o desenvolvimento de novas ações e atitudes pensadas e expressadas pela própria criança.
raquelguiote@gmail.com
WhatsApp(11) 98833-3215
Facebook - facebook.com/raquelguioteribeirocoachinfantil/
LinkedIn -  linkedin.com/in/wwwraquelguiotecom/

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCwApCyJ7LqZ2EoVYiY4HcnA

 

A PAZ DO EU
A Paz esteja contigo
Toda a Minha Paz
A Paz que é EU
A Paz que é EU SOU
A Paz para todo o tempo, agora, eternamente e até além
Minha Paz EU lhe dou
Minha Paz EU deixo contigo
Não a Paz do mundo
Mas apenas a Minha Paz
A Paz do EU

 

 

Tags: Assertividade

Please reload

Posts Em Destaque

Quer ser Altruísta? Existem dois lados do altruísmo, qual é o seu? Descubra…

04/08/2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

03/07/2020

03/06/2020

07/12/2018

Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page

 

Raquel Guiote Ribeiro

Traz Informação para Acontecer Transformação

raquelguiote@gmail.com

WhatsApp - (11) 98833-3215

Rua Marquês de Abrantes, 504 sala 11 | Chácara Tatuapé 

Rua Aracê, 303 – Vila Formosa

São Paulo - SP 

 

  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page