BIRRA IMPREVISÍVEL | Parte 3

Existem dois tipos de Birra:

 

1 - INTENCIONAL - acesse o link e leia o post anterior

 http://www.raquelguiote.com/single-post/2018/05/15/BIRRA-INTENCIONAL

 

2 -  IMPREVISÍVEL esse tipo

por mais estranho que possa parecer, pega todo mundo de surpresa, inclusive a criança! Acredite! Simplesmente a criança é tomada por um turbilhão de emoções e fica confusa e reage confusamente. O sistema límbico, em sinal de alerta a algum ou alguns estímulos do ambiente fica encharcado de hormônios secretados como resposta. O neo córtex ainda imaturo não possui neurônios suficientemente preparados para intervir com as funções executivas superiores que ainda estão em construção para que entendimentos e análises sejam feitas e aí as reações físicas ficam incontroláveis. Ocorre um imenso desconforto e mal estar generalizado que a criança não contém e simplesmente expressa como pode, chora, grita, bate porta, quebra objetos, chuta, é reação fisiológica.

 

Os danos desse encharcamento de hormônios são bem grandes porque disparam uma série de reações em cadeia no corpo. Correm risco de se machucarem fisicamente por isso o adulto deve proteger a criança de bater com a cabeça, sofrer arranhões em objetos etc...

 

Bem então já começamos a falar sobre COMO LIDAR COM ESSA BIRRA QUE PODEMOS CHAMAR DE SEQUESTRO DA AMIGDALA?

 

Em situações em que exista risco de se machucar ou machucar alguém, precisa-se conter com firmeza, jamais bater ou agredir com palavras ou ameaças.

 

Com crianças pequenas de até 18 meses, a tática de distrair para outro estímulo já acalma.Cantar, dançar, mostrar algo interessante e diferente como um bichinho de brinquedo, ou algo colorido e em movimento costuma resolver e a criança pouco a pouco vai retomando seu estado de tranquilidade física e emocional.

 

Com crianças maiores ficar na altura da criança, olhar no olho e falar dos sentimentos que provavelmente está experimentando naquele momento que a essa altura não é só de frustração, a criança acometida por um ataque de birra IMPREVISÍVEL tem um sentimento inicial de frustração, mas que vai aglutinando outras sentimentos e sensações do tipo: confusão, mal estar generalizado, sensação de não tem mais jeito, de impaciência, irritação, calor, pensamento do tipo: isso não vai acabar nunca.

 

Nesses casos o adulto pode olhar nos olhos e declarar abertamente: sei que você está muito zangado / triste / confuso (em tom firme, porém acolhedor) e sei isso parece que não tem fim, também pode falar de si mesmo e de sentimentos que já teve em situações de frustração também, do tipo: eu já me senti assim às vezes e quando isso me acontece eu respiro, eu penso em como resolver aquela situação, etc. Vamos sentar juntos e encontrar uma solução pra tudo isso! E a tendência é a retomada de si.

 

Crianças que não tem adultos emocionalmente inteligentes que possam ajuda-los quando fazem birras correm um risco muito grande de sedimentarem o hábito de reagir intempestivamente daí pra frente em sua vida, quando adolescentes, jovens ou adultos diante de estímulos difíceis e até mesmo de menor intensidade, ficam como um fio desencapado, que a qualquer estímulo derramam uma grande quantidade de hormônios experimentando emoções conturbadas e intensas de ataque ou fuga. Como por exemplo sentem tristeza e choram com dor e sofrimento genuíno diante de uma negativa. Ou se transformam nos “galinhos de briga” de plantão, bastando um senão qualquer para partirem para socos e pontapés e sentem-se ao mesmo tempo com razão e confusos.

 

As análises e entendimentos feitos por meio de abordagem de Coaching informal com base no Método KidCoaching ajudam incrivelmente no exercício de integração do cérebro que pensa com o cérebro que sente. E isso acalma e aumenta a condição da criança poder controlar-se melhor em outros momentos semelhantes.

 

Alguma vez você já assistiu a cena de uma criança que está “tocando terror” e o adulto se agacha no meio do shopping e sem qualquer assertividade diz coisas do tipo: filhinho, levanta daí, como que a mamãe ensinou? E age assim por não compreender os tipos de birra e suas características e por não conseguir fazer essa distinção e agir da forma que resulta em mudança de comportamento.

 

Crianças que aumentam sua integração entre emoção e razão quando estimuladas a realizar o entendimento dos seus sentimentos em situações que normalmente as tirariam do sério passam a dizer para si mesmas coisas do tipo: “estou muito zangada e sei que existe algum jeito de resolver isso”. E isso as mantém bem.

 

O adulto sensível e que conhece a criança com quem convive precisará distinguir uma BIRRA da outra: intencional ou imprevisível e intervir apropriadamente com cada uma.

 

O Coach Infantil pode auxiliar pais primeiro a conseguirem distinguir um tipo de birra de outro, também , junto com os pais leva-los a verem o real tamanho e frequência da birra, para conseguirem entender que é parte integrante da criança em algum momento fazer birra e que isso é uma atitude normal e assim ficarem menos estressados.

 

O que deverá servir de alerta é a quantidade de vezes que faz birra.

Outra ajuda fundamental do Coach Infantil é ajudar os pais a construírem o hábito de fazerem análises e considerações depois que a criança se retomou.

 

Orientando os pais e construindo junto com eles formas para que a criança: - fale sobre seus sentimentos - tenha claro os papéis familiares (papel de filho, de pais) e - sejam apresentadas às regras de funcionamento do ambiente com afeto.

 

Essas crianças cuidadas dessa forma tendem a encontrar com maior facilidade outras maneiras mais tranquilas de se posicionar quando se frustram com algo .

 

Coach Infantil proporciona treinos a criança e aos pais sobre:

 

- Como a criança manter-se calma em situação de frustração e os pais manterem-se calmos diante da manifestação ruidosa da criança; 

 

- Como se comunicarem assertivamente (com posicionamento pessoal e ao mesmo tempo com respeito ao outro);

 

- Como os pais e a criança podem ter ações congruentes aos seus sentimentos e ao mesmo tempo conseguir empatizar as outras pessoas a sua volta;

 

- Como as crianças e os pais podem negociar e encontrar soluções boas para a própria criança e para os pais ao mesmo tempo.

 

O Coach Informal para os pais somente são úteis para crianças à partir de 2 anos de idade, até o final da Infância, na adolescência e na juventude.


Coach Formal trabalha com a criança à partir dos 7 anos de idade até os 13 anos de idade, onde ocorrem sessões com a família toda, somente com os pais e somente com as crianças.

 

Deixo aqui o link  raquelguiote.com/coach-infantil onde explico como funcionam as 10 sessões do Coach Formal, cuido de toda família para atingir o objetivo traçado para criança conquistar.

 

Entrem em contato comigo através do WhatsApp para agendar a primeira sessão com a família e compreender o método.

 

Conheça o projeto Iluminando Crianças | Mentoria on-line que preparei com muito carinho aos pais que necessitam de um direcionamento para os comportamentos indesejados de suas crianças, acesse raquelguiote.com/iluminando-criancas-mentoria

 

Eu limpo em mim as memórias que compartilho com cada pessoa que venha a ler este artigo.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

 

Raquel Guiote Ribeiro
Facilitadora Harmonia Familiar Coach Infantil
www.raquelguiote.com
Objetivo : Despertar Autoconhecimento | Valores nas crianças para serem felizes hoje e se tornarem adultos conscientes e responsáveis pelas suas Ações, Pensamentos, Atitudes e Comportamentos;
Pais aprendendo realizar boas perguntas para gerar nas crianças reflexões  e estimular o desenvolvimento de novas ações e atitudes pensadas e expressadas pela própria criança.
raquelguiote@gmail.com
WhatsApp(11) 98833-3215
Facebook - facebook.com/raquelguioteribeirocoachinfantil/
LinkedIn -  linkedin.com/in/wwwraquelguiotecom/

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCwApCyJ7LqZ2EoVYiY4HcnA

 

A PAZ DO EU
A Paz esteja contigo
Toda a Minha Paz
A Paz que é EU
A Paz que é EU SOU
A Paz para todo o tempo, agora, eternamente e até além
Minha Paz EU lhe dou
Minha Paz EU deixo contigo
Não a Paz do mundo
Mas apenas a Minha Paz
A Paz do EU

 

 

 

 

Tags: Assertividade

Please reload

Posts Em Destaque

Quer ser Altruísta? Existem dois lados do altruísmo, qual é o seu? Descubra…

04/08/2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

03/07/2020

03/06/2020

07/12/2018

Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page

 

Raquel Guiote Ribeiro

Traz Informação para Acontecer Transformação

raquelguiote@gmail.com

WhatsApp - (11) 98833-3215

Rua Marquês de Abrantes, 504 sala 11 | Chácara Tatuapé 

Rua Aracê, 303 – Vila Formosa

São Paulo - SP 

 

  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page