Criança Egoísta, como educar? Saiba

 

No playground algumas crianças acham que o escorregador é uma área VIP!

 

Crianças acreditam ser o centro do mundo, como se tudo girasse em torno dela.

 

O egoísmo emite comportamentos como não querer emprestar os brinquedos, falar sozinha e em voz alta, não esperar a vez do outro e costuma ficar irritada e chorosa quando contrariada.

 

Para que a criança supere essa fase é necessário que os pais estejam atentos e dispostos a corrigi-la quando perceberem comportamentos egoístas. É interessante que pais e professores estejam atentos em gerar oportunidades na rotina da criança em que ela consiga ver ganhos em compartilhar suas coisas com outras crianças e adultos. Por exemplo um encontro de picnic coletivo em que cada um leva um lanche e vira um lanchão muito melhor e variado que o lanche individual.

 

Na abordagem Coaching os pais além de criarem essas oportunidades devem levar a criança a relatar essa constatação que ela está vivendo e levá-la a expressar verbalmente o que ela está experimentando para que possa perceber com clareza os benefícios de compartilhar.

 

Famílias que se constituem sobre o padrão mental de escassez, de que se der algo do tipo conhecimento, vão lhe passar a perna, se derem alimento para alguém que precisa mais, vai faltar, também acabam conduzindo a criança a construção de modelo de tomar para si e só para si por sobrevivência. Vale ressaltar que nem sempre essas atitudes de manutenção da sobrevivência passam pela realidade de poucos bens ou poucos recursos, mas muito mais pelo comportamento de egoísmo e escassez.

 

Já o egocentrismo pode ir bem mais além de retenção de brinquedos, tem crianças que são esgoístas também quanto ao posicionamento social. E isso aparece nas brincadeiras e não aceitam que outros colegas saiam vitoriosos de alguma brincadeira. Pode parecer demagogia, mas na verdade incentivar as crianças a participarem com seu melhor é bem mais importante que as incentivarem a serem vencedoras. As crianças precisam ver que não se ganha tudo o tempo todo. E essas crianças estarão preparadas a se divertirem com a subida e não só com o cume da conquista.

 

Nem a criança e nem nenhum elemento da família deve imperar, crianças tratadas como "reizinho" da casa, perdem a noção de que todos da casa tem direitos e deveres.

Os bebês já nascem egoístas porque o córtex pré-frontal dorsolateral responsável por nossos impulsos e pelo autocontrole desenvolve até os 6 anos de idade. A comprovação foi feita por uma pesquisa alemã realizada com 146 crianças entre 6 e 13 anos. É por isso que ficaríamos, então, mais pacientes e generosos ao longo dos anos.

“O resultado da pesquisa representa um avanço na compreensão de como o comportamento social se desenvolve, com implicações de longo alcance para a educação”, diz o autor do estudo, o pesquisador Nikolaus Steinbeis, do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e do Cérebro, na Alemanha.

 

Mais do que a criança simplesmente emprestar um brinquedo o que os pais e professores devem desenvolver é a capacidade da criança compreender que todos inclusive ela própria tem direito a ter coisas, sentir bem estar. Ajudá-las a compreender que será mais feliz quão maior for o bem estar gerado a sua volta, hoje no ambiente escolar e familiar, amanhã no convívio com colegas de trabalho, com vizinhos e parentes e isso faz parte do desenvolvimento, do amadurecimento e da formação da personalidade.

 

O meu trabalho como coach infantil é levar a criança a perceber as perdas que tem obtido por manter-se conjugando um mundo só para si, onde todos os recursos lhe pertencem e por exatamente essa razão tem se mantido a distância de pessoas com quem gostaria de conviver e de estar próxima. E o quanto tem a ganhar se souber e conseguir compartilhar.

 

Pai, mãe aprenderão com o trabalho que realizo, utilizar uma linguagem que a criança entenda e falar olho no olho, abaixando-se na altura da criança, e jamais dar palmadas ou usar voz de mando para que empreste o que tem nas mãos. Isso só cria mal estar e não educa para o sentido de coletividade.

 

É necessário criar oportunidades para que a criança possa fazer doações em situações de comoção pública, em que ela própria busca entre seus pertences coisas que outras pessoas poderiam precisar e fazer uma bolsa de doações, registrar seus sentimentos sobre esse ato é essencial para enraizar valores.

 

Conheça o projeto Iluminando Crianças | Mentoria on-line que preparei com muito carinho aos pais que necessitam de um direcionamento para os comportamentos indesejados de suas crianças, acesse raquelguiote.com/iluminando-criancas-mentoria

 

 

Eu limpo em mim as memórias que compartilho com cada pessoa que venha a ler este artigo.
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

 

Raquel Guiote Ribeiro
Facilitadora Harmonia Familiar Coach Infantil
www.raquelguiote.com
Objetivo : Despertar Autoconhecimento | Valores nas crianças para serem felizes hoje e se tornarem adultos conscientes e responsáveis pelas suas Ações, Pensamentos, Atitudes e Comportamentos;
Pais aprendendo realizar boas perguntas para gerar nas crianças reflexões  e estimular o desenvolvimento de novas ações e atitudes pensadas e expressadas pela própria criança.
raquelguiote@gmail.com
WhatsApp(11) 98833-3215
Facebook - facebook.com/raquelguioteribeirocoachinfantil/
LinkedIn - linkedin.com/in/wwwraquelguiotecom/

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCwApCyJ7LqZ2EoVYiY4HcnA

 

A PAZ DO EU
A Paz esteja contigo
Toda a Minha Paz
A Paz que é EU
A Paz que é EU SOU
A Paz para todo o tempo, agora, eternamente e até além
Minha Paz EU lhe dou
Minha Paz EU deixo contigo
Não a Paz do mundo
Mas apenas a Minha Paz
A Paz do EU

 

 

 

 

 

Tags: Assertividade

Please reload

Posts Em Destaque

Quer ser Altruísta? Existem dois lados do altruísmo, qual é o seu? Descubra…

04/08/2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

03/07/2020

03/06/2020

07/12/2018

Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page

 

Raquel Guiote Ribeiro

Traz Informação para Acontecer Transformação

raquelguiote@gmail.com

WhatsApp - (11) 98833-3215

Rua Marquês de Abrantes, 504 sala 11 | Chácara Tatuapé 

Rua Aracê, 303 – Vila Formosa

São Paulo - SP 

 

  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page